Resenha Zikora — Chimamanda Ngozi Adichie
Conclui a minha primeira leitura para o #BingoLitNegra, do Afroliterária, e vim falar um pouco sobre ela com vocês. Pra quem não sabe o que é o bingo, eu fiz um post aqui falando sobre e mostrando os cinco livros que escolhi e suas respectivas categorias do bingo.
Zikora, escrito por Chimamanda Ngozi Adichie, entrou na categoria autora mulher do #BingoLitNegra, e eu o escolhi por ser um conto, uma história mais curta, que me permitiria ler em pouco tempo. A velocidade de leitura estimada pelo Kindle para esse livro é de aproximadamente 1h30m, mas levei bem mais do que isso, pois é em inglês e ainda não tenho fluência no idioma.
Sem mais delongas, vamos para a resenha.
Esse conto fala sobre relações humanas, em seus diferentes níveis: maternidade, família, amizade, romance e trabalho são as principais relações abordadas no livro. Zikora, uma advogada nigeriana que vive nos EUA, nos conta sobre o sofrimento do seu trabalho de parto e alterna essa narrativa falando sobre as suas relações.
Ela começa falando de sua mãe que está acompanhando-a no hospital, relembrando, ao longo da narrativa de sua infância e adolescência na Nigéria. Zikora fala também sobre seu ex-namorado e pai de seu filho, trazendo à tona a problemática do abandono e da irresponsabilidade masculina quanto à paternidade.
Ela fala também sobre a sua prima e melhor amiga que está na Nigéria, sobre suas conversas e as formas diferentes de viver que cada uma leva; fala sobre como foi lidar com a gravidez em seu trabalho e sobre o seu pai — e a sua segunda esposa.
É realmente fantástico como Chimamanda consegue nos entregar tanto, de forma tão brilhante, em poucas páginas. Ela consegue transmitir a ansiedade, tristeza, dor, revoltada, alegria e todos os demais sentimentos e sensações da protagonista, nos deixando completamente imersos na história. É um conto maravilhoso, dilacerante, mas incrivelmente maravilhoso.
Ficha técnica
Título: Zikora
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Ano de publicação: 2020
Editora: Amazon Original Stories
Páginas: 35